10 janeiro 24
Feiras

Jorge Fiel

Home From Portugal em busca de novos mercados

A Home from Portugal está em Frankfurt, apoiando a participação de 50 PME na Heimtextil – o grosso do contingente nacional, constituído por 65 stands – mas já tem um olho posto em Seul, Nova Iorque e nas capitais escandinavas. A busca incessante de novos mercados para as nossas têxteis-lar é o alfa e o ómega da atividade desta associação com sede em Guimarães que tem no seu calendário para este ano a presença em feiras na Coreia do Sul, Estados Unidos e Escandinávia.

“Estamos sempre à procura de mercados alternativos”, explica Maria Alberta Canizes, secretária geral da Home from Portugal, acrescentando que a Índia e a China são hipóteses em cima da mesa. “Os têxteis-lar portugueses são os mais sofisticados, dão cartas em qualquer parte do mundo”, acrescenta.

No último trimestre de 2023, a Home from Portugal esteve com 42 têxteis-lar na Market Week, em Nova Iorque, e levou a cabo uma primeira mas muito bem-sucedida incursão na Coreia do Sul.

“O mercado sul-coreano tem um potencial enormérrimo”, afirma Xavier Leite, presidente da Home from Portugal e CEO da Têxteis Penedo, uma das três têxteis-lar que integraram este primeiro raide sobre Seul – as outras foram a Colmac e a Carvalho.

“Correu muito bem. A presença portuguesa não passou despercebida e foi referida na televisão e em revistas da especialidade. Só nós, Penedo, viemos com 24 contactos prometedores. Foi muito compensador. Aprendemos que o modelo de negócios certo na Coreia do Sul é trabalhar com distribuidores, como fazem a Vista Alegre e a Cutipol, e não direto”, conclui Xavier Leite.

Partilhar