27 março 24
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Guimarães reforça compromisso ambiental

O município de Guimarães foi uma das duas cidades portuguesas agraciada com o certificado ‘Mission Label’, uma iniciativa da Comunidade Europeia que distinguiu um conjunto de 23 cidades reconhecidas pelo seu compromisso para alcançar a neutralidade climática até 2030.

Foi na cerimónia dos European Research & Innovation Days, em Bruxelas, que aconteceu esta atribuição. Deste selo da ‘Mission Label’ são também parte integrante um Plano de Ação e um Plano de Investimentos que enumeram as ações a desenvolver para atingir o objetivo até 2030, muito antes da meta europeia, fixada para 2050.

Também no âmbito deste contrato climático, Guimarães lançou o Pacto Climático de Guimarães, já subscrito por mais de 100 empresas e instituições, com o objetivo transformar Guimarães num território mais resiliente e climaticamente neutro, reforçando a cooperação entre os setores público e privado e a academia.

A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciaram um acordo para reforçar os serviços de consultoria financeira prestados pelo BEI especificamente às cidades que participam neste missão, em particular às que beneficiam do rótulo da missão. Os serviços, incluindo a Assistência Europeia à Energia Local (ELENA) e a Assistência Conjunta de Apoio a Projetos nas Regiões Europeias (JASPERS), estão a ser complementados com cerca de 19 milhões de euros.

Além disso, ainda este ano, será também lançada a plataforma “Cities Mission Capital Hub”, iniciativa que ajudará as cidades que receberam o selo da missão a preparar projetos de investimento, oferecer-lhes-á aconselhamento neutro sobre as melhores soluções de financiamento, em estreita cooperação com os serviços de aconselhamento existentes, e pô-las-á em contacto com os investidores.

O Capital Hub deverá também traduzir as estratégias de investimento das cidades numa série concreta de necessidades de produtos e serviços por sector, para que a indústria possa avaliar melhor a procura e para que as grandes e pequenas empresas da UE possam aumentar a sua competitividade.

Partilhar