25 maio 23
Empresas

T

Guimarães líder na região do Ave nas PME Líder 2022

O ranking das PME Líder de 2022 coloca a região de Guimarães como líder, ao nível da CIM do Ave, no número de empresas (229) que ostentam este selo de reconhecimento. Daquele total de empresas, 27 pertencem à comunidade Guimarães Marca, projeto promovido pelo município de Guimarães.

No universo vimaranense, 46% das empresas estão no sector da indústria, seguindo-se o comércio com 38%, os serviços com 9%, o turismo com 4% e, por fim, o sector da construção que representa um total de 3% das PME Líder 2022 no concelho.

Domingos Bragança, presidente da câmara municipal de Guimarães, refere, citado em comunicado, que “esse reconhecimento é um testemunho do mérito e do desempenho superior das nossas empresas”. O autarca considera ser interessante e distintivo ver que 46% das empresas em Guimarães estão no sector da indústria, “demonstrando a força e a diversidade do nosso tecido industrial”.

O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), um conjunto de bancos parceiros e as sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

As PME Líder têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e o prestígio associado à marca na relação com os seus stakeholders.

De entre as 10.239 empresas agora distinguidas com o Estatuto PME Líder, serão apuradas as que se destaquem pelo seu melhor desempenho, sendo-lhes atribuído o Estatuto PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade.

Partilhar