Bebiana Rocha
A Set.IN(dustry) acaba de arrancar para a sua terceira edição. Este programa de aceleração, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães em parceria com a TechMinho, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de ideias inovadoras e a sua ligação à indústria vimaranense.
As candidaturas já estão abertas e podem ser submetidas até 30 de setembro por todos os que pretendam apresentar projetos criativos, tecnológicos ou de base científica. A seleção dos projetos vencedores decorrerá entre 1 e 3 de outubro, estando a fase de incubação industrial, mentoria e apoio prevista para janeiro a julho de 2026.
O programa para 2026 volta a integrar bootcamps de capacitação e aceleração de ideias de negócio, sessões de mentoria, coaching especializado e uma ligação direta à indústria local, procurando transformar ideias em negócios de sucesso.
“As startups selecionadas terão acesso a bootcamps, reuniões com a indústria, investidores e mentores, horas de coaching individualizado e a oportunidade de apresentar os seus projetos no palco do Demo Day. Para além disso, poderão beneficiar de incubação industrial e de mentoria especializada em empresas de referência”, relembra o Município em comunicado.
Nas duas edições anteriores, a Set.IN(dustry) apoiou 54 startups, promoveu mais de 300 horas de mentoria, 120 horas de formação e realizou 60 reuniões entre startups, indústria e centros de I&D. Destaca-se, em particular, a forte ligação à indústria têxtil – setor estratégico em Guimarães e na região -, com exemplos como a Lameirinho e a Bless Internacional. “Esta proximidade tem consolidado o programa como um verdadeiro motor de inovação e empreendedorismo industrial, com especial impacto no sector têxtil”, conclui. Mais informações aqui.