28 novembro 23
Sustentabilidade

T

Guimarães é uma das líderes mundiais na ação climática

Guimarães foi reconhecida pelo CDP – Carbon Disclosure Project como uma das 119 cidades líderes mundiais no que respeita à ação e transparência ambiental. Uma das mais-valias apresentadas é o projeto RRRCiclo (economia circular), com impacto direto no sector têxtil.

Concebida para encorajar e apoiar o reforço da iniciativa e ambição climáticas de cidades em todo o mundo, a Lista A do CDP baseia-se em dados ambientais divulgados através do CDP-ICLEI Track. O projeto RRRCiclo permitiu a transformação de resíduos têxteis pós-consumo e resíduos de máscaras em objetos de uso quotidiano, nomeadamente cabides (cinco mil), suportes de telemóvel (doi mil), sacos (800) e mantas (140), para distribuição a abrigos animais, diferentes associações de comerciantes locais, assim como instituições de ensino.

Este ano, mais de 900 cidades receberam pontuação da organização pela sua ação climática, sendo que apenas 13% receberam a classificação A – lote no qual está inserido o concelho de Guimarães. As cidades que receberam a distinção máxima adotam quatro vezes mais medidas de mitigação e adaptação.

Para obter esta pontuação, as cidades precisam de divulgar os seus dados publicamente, possuir um inventário de emissões na escala comunitária e ter difundido um plano de ação climática. Além disso, têm de realizar uma avaliação completa de riscos e vulnerabilidade climática e ter uma meta de adaptação para demonstrar como irão lidar com perigos já detetados e esperados. Muitas das cidades inseridas na Lista A do CDP adotam ainda um conjunto de outras ações de liderança, incluindo o empenho político em lidar com as alterações climáticas.

Partilhar