07 dezembro 23
Empresas

Ana Rodrigues

Grupo Valérius recebe 6,9 milhões de euros dos Fundos do PRR

O Grupo Valérius viu ser-lhe atribuído um montante de 6,9 milhões de euros do Fundo de Capitalização e Resiliência do Plano de Recuperação e Resiliência (FdCR), comummente designado por ‘bazuca’, para o seu projeto de economia circular Valérius 360º. Este projeto conta ainda com um investimento privado de cerca de três milhões de outra empresa barcelense, a Rúbrikexpansiva.

Segundo comunicado do Banco Português de Fomento (BPF), a operação de investimento no projeto totaliza 9,9 milhões de euros, dos quais 6,93 milhões são investidos pelo FdCR e o restante pela Rúbrikexpansiva. “É um grande desafio para a Rúbrikexpansiva o investimento efetuado em conjunto com o BPF no projeto 360 da Valérius. A economia circular é já o presente e a Valérius está, sem dúvida, na linha da frente no que se refere à produção de fios reciclados e sustentáveis e à comercialização de roupa verde”, explicou,  em comunicado, o gerente da Rúbrikexpansiva. Pedro Abreu e Castro.

No mesmo comunicado, José Manuel Vilas Boas Ferreira e Fátima Pinho, presidente e diretora financeira (CFO) do grupo Valérius Têxteis não esconderam o seu contentamento: “O investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência representa a consolidação do Projeto Valérius 360, que está relacionado com a sustentabilidade e totalmente assente na circularidade. O nosso objetivo é reverter a pegada de carbono para um valor próximo do zero até 2030″.

Esta estratégia de investimento que pretende garantir “sucesso e crescimento” prevê a subscrição de obrigações convertíveis em ações preferenciais, com direito a voto, com uma maturidade de oito anos.

Partilhar