28 março 23
Empresas

Ana Rodrigues

Growth Blue I pretende ajudar o sector têxtil a crescer

A Growth Capital Partner reuniu com várias empresas, incluindo do sector têxtil, para apoiar o seu crescimento através do fundo Growth Blue I. Para atingir o objetivo de 30 milhões aplicados no primeiro closing do fundo já só faltam quatro milhões de euros. A equipa de gestão investiu 4% daquele total.

Para além das empresas do sector têxtil, o fundo para a economia azul pretende fazer crescer também o sector do pescado e da metalurgia. Sem revelar os nomes de empresas específicas, Miguel Herédia, parceiro fundador e board member da Growth Capital Partner, mencionou ao jornal Eco o investimento numa empresa têxtil cuja tecnologia permite reduzir o consumo de água e garantir que a água utilizada sai limpa após um processo de reciclagem.

O parceiro fundador revelou ainda que o closing de 30 milhões está muito próximo, apesar de não estar a ser fácil levantar capitais privados. A equipa de gestão refere que neste momento já só faltam cerca de quatro milhões para cumprir o objetivo definido, revelando que “no evento de apresentação fechámos um” novo investimento.

O Growth Blue I tem um fundo aberto alocado de 28 milhões de euros, dos quais 14 milhões serão provenientes do Fundo Azul, e está na fase de levantamento de capital privado para atingir os 50 milhões de euros. A ideia é investir em oito a 12 empresas com bilhetes de capital ou quase-capital na faixa de 1,5 a 3,5 milhões de euros.

Partilhar