Bebiana Rocha
A Test Bed GreenTech Lab foi apresentada no passado mês de novembro com a premissa de ajudar as PME a acelerarem o seu processo de adaptação para o Passaporte Digital de Produto. Através de uma plataforma própria, as empresas podem validar os seus produtos tendo em conta as normas europeias.
“Durante esta fase piloto, as empresas terão acesso a uma infraestrutura virtual avançada que lhes permite simular, testar e otimizar produtos sem necessidade de criar protótipos físicos, beneficiando de análises de impacto ambiental, como a pegada de carbono e a sustentabilidade do ciclo de vida dos produtos”, informa em comunicado.
Está previsto que a iniciativa apoie mais de 50 PME nos seus projetos temáticos. Neste momento já se juntaram pelo menos 20 empresas à comunidade, que estão numa primeira fase a ser apoiadas na recolha de dados credíveis, sendo a etapa seguinte ajudar o produto a evoluir.
“O grande objetivo é acelerar a maturidade tecnológica dos produtos pilotos, ajudando as empresas a ganharem competitividade e a reforçar a sua posição no mercado”, completa João Pedro Pinto, partner da Aliados, empresa responsável pela dinamização.
A apresentação no Hotel Pestana Palácio no Porto, no passado dia 28 de novembro, contou com a partilha de conhecimento, entre outros nomes, de Diana Soto do Grupo Valérius. “Os participantes tiveram a oportunidade de expor o seu conhecimento sobre o grande desafio que vai ser o DPP para os produtos nacionais”, resume a nota.