05 setembro 25
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Green Product Award procura as inovações sustentáveis de 2026

As inscrições para o Green Product Award já estão abertas, oferecendo às empresas do setor têxtil e vestuário a oportunidade de apresentarem as suas soluções mais inovadoras e sustentáveis. São 14 as categorias em competição, incluindo Fashion, New Materials, Kids, Sport, Packaging, Workspace, Interior & Lifestyle, Mobility e Personal Care.

O reconhecimento do prémio traz várias vantagens: é vitalício, alinhado com os novos standards de sustentabilidade da União Europeia e garante ampla visibilidade pública, alcançando mais de 50 mil pessoas, número que sobe para 250 mil leitores considerando o Green Trend Book.

As candidaturas podem ser submetidas até 15 de novembro, estando o anúncio dos primeiros finalistas marcado para 8 de dezembro. As propostas são avaliadas por um júri independente e conceituado, cujo painel pode ser consultado no site oficial, e colocadas também para votação do público.

O anúncio de todos os finalistas está previsto para 2 de fevereiro, com a cerimónia de premiação a decorrer em Berlim na primavera. Os produtos premiados serão ainda expostos na Dutch Design Week e na Neonyt, reforçando a visibilidade das inovações mais sustentáveis do setor.

Marita Setas Ferro foi finalista do Green Product Award em 2021, olhando para trás diz ao T Jornal que foi uma experiência interessante: “temos de estar dispostos a mostrar o nosso produto e ver se vale a nível internacional. Recomendo sempre a candidatura a este tipo de prémios, neste caso é um prémio muito específico na área da sustentabilidade”, partilha.

Destaca ainda que “todos os finalistas aparecem no Trend Book” e “recebem um comentário do júri”, o que pode ser uma oportunidade para perceberem a concorrência, o potencial de venda, mas também ter outro alcance mediático. “Não é um prémio só para estrangeiros, Portugal também pode participar”, incentiva.

Partilhar