Bebiana Rocha
Com o tema ‘From Nature to Nature’, o iTechStyle Green Circle apresentou em primeira mão no Modtissimo 60+4 28 coordenados. O espaço organizado pelo CITEVE, com curadoria de Paulo Gomes, contou com os melhores exemplos de sustentabilidade da indústria.
A A. Sampaio & Filhos representou-se com um tecido 100% algodão Manu para um vestido e a Joaps com um interlock 100% circulose para uma sweat, ambos trabalhados pelas finalistas da ESAD Daniela Lopes e Juliana Santos.
A ATB cedeu uma malha em jersey e liocel para fazer um vestido preto com apontamentos em vermelho em lã e liocel Tencel. Também a Bloomati deixou a sua marca com uma felpa americana vermelha 100% algodão orgânica, que deu forma a um vestido em colaboração com a Bordados Oliveira.
Já a ERT escolheu um algodão feito a partir de desperdícios de produção, a Filasa uma malha de Viscose feita a partir de desperdícios de laranja. Ambas deram origem a um vestido, e a Casa da Malha com um jersey de lã orgânica a um casaco.
Houve também criações com tecidos de algodão da Somelos, fios de viscose circulose e ananás da Tearfil e acessórios, mais concretamente fechos, da YKK em algodão orgânico não tingido.
Os têxteis-lar também participaram com aplicações de tecidos ao segmento moda, como é o exemplo da Lameirinho que assinou um vestido branco comprido 100% linho Gwash, confeciondo por Luis Sanchez, ou da Lasa com um top em denim reciclado e algodão.
Lemar, Trimalhas, Maxigrau, Oldtrading, LMA, Siena, NGS, J.Caetano, Lurdes Sampaio, Confetil, Tintex, Tetribérica, RDD Textiles, Malhas Sonix, CFM, Valérius, Burel Factory, Cordeiro e Campos, Acatel, Marinho & Macedo, Brandbias e Riopele, são outros nomes da indústria que participaram no desafio.
De sublinhar que foram vários os coordenados que contaram nesta edição com Passaporte Digital de Produto. Por exemplo, a blusa com tecido da Riopele que foi finalista dos iTechStyle Awards tem um score de 75%. Sabemos que consumiu 18 litros de água durante a produção e tem uma pegada carbónica de 2.28kg.
As leggings da Oldtrading, também finalistas dos iTechStyle Awards, têm um score de 89%, consumiram 20 litros de água e têm uma pegada carbónica de 0,64kg, é referido ainda que não contêm nem microplásticos nem químicos.