António Moreira Gonçalves
A plataforma de moda sustentável Green Circle está a preparar um novo formato, totalmente adaptado aos novos tempos, de forma a continuar a apresentar as inovações ecológicas da ITV nos principais certames internacionais. Será um tour digital, filmado com recurso a câmaras 360º, que permitirá aos visitantes manter a experiência da visita presencial, mesmo à distância.
A inovação será estreada na ISPO Munich Online, de 1 a 5 de fevereiro, com o showcase Responsible Athleisure From Portugal, que reúne 11 empresas portuguesas com exemplos de moda desportiva e sustentável.
“O showcase vai estar montado no CITEVE, onde será filmado, para depois ser colocado na versão digital da ISPO. Os visitantes vão poder entrar e é como se estivessem na sala: podem circular entre as peças, aproximar-se e ler as informações sobre cada uma delas”, explica Paulo Gomes, responsável pela plataforma Manifesto Moda e curador do showcase Green Circle.
Ao todo serão apresentados 11 coordenados neste showcase capsule virtual que será exposto na ISPO, a maior e mais relevante feira de moda e equipamentos desportivos de toda a Europa, que este ano será apenas digital. Adalberto, A. Sampaio, Polopiqué, NGS, Joaps, Bergand by Gulbena, Ditchil, LMA, Impetus, Tapa Costuras e Bloomati são as empresas têxteis que vão integrar esta versão digital do Green Circle.
Os materiais fornecidos pelas empresas têxteis foram trabalhados por um grupo de jovens designers e cada coordenado é apresentado como um exemplo do equilíbrio entre moda, sustentabilidade e performance para a prática desportiva. “Estamos a falar sobretudo de athleisure, ou seja na prática de exercício físico como forma de lazer e não propriamente no desporto de competição. São peças mais casuais, mais confortáveis que todos podemos utilizar, ainda mais num momento como este, de confinamento”, destaca Paulo Gomes.
Esta será a segunda presença do espaço Green Circle na ISPO, que já no ano passado apresentou uma selecção de coordenados dedicados à moda desportiva. A plataforma, que resulta de um trabalho conjunto entre o CITEVE e a Associação Selectiva Moda, tem ao longo dos últimos dois anos percorrido as principais feiras europeias, como forma de evidenciar o compromisso sustentável da ITV portuguesa em várias áreas da moda. Para além da ISPO Munich, também a Première Vision Paris, a Neonyt Berlim, a Momad Madrid e o MODTISSIMO Portugal fazem parte do roteiro de presenças do Green Circle.
A participação das empresas portuguesas PME na ISPO Munich Online é enquadrada pelo From Portugal, uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.