30 outubro 24
Economia

Bebiana Rocha

Governo legisla incentivos à mobilidade verde

O Governo publicou no dia 17 de outubro de 2024, o Aviso n.º 22988/2024/2, que incluí as regras gerais e requisitos por tipologia para atribuição de incentivo pela introdução no consumo de veículos de emissões nulas no ano de 2024 ― Mobilidade Verde Mercadorias.

Este incentivo à mobilidade verde de mercadorias abrange em particular a eletrificação da frota e adoção de tacógrafos digitais de segunda geração e destina-se a pequenas e médias empresas para fazerem a sua transição energética.

Para aquisição de veículos zero emissões é concedido um incentivo de 6 mil euros por viatura, com a atribuição máxima de dois incentivos por empresa beneficiária, sendo o prazo de submissão de candidaturas até 31 de dezembro.

Para o tacógrafo é dado 50% do valor da aquisição, excluindo IVA, até um montante máximo de 500€, podendo ser pedido até 31 de março de 2025.

Para mais informações consultar a página do IAPMEI.

“O sector da mobilidade, com destaque para a logística urbana, é um dos principais emissores de gases com efeitos de estufa, para além de exercer uma pressão significativa na qualidade do ar, congestionamento e ruído nos centros urbanos”, contextualizou o Fundo Ambiental.

Partilhar