14 setembro 23
Empresas

T

Governo lança formação em alternativa ao layoff simplificado

Diversos sectores têm feito chegar ao Governo pedidos para que o layoff simplificado regresso ao ativo e que sirva como suporte à diminuição da carga de encomendas que muitas empresas dizem estar a sentir. O Governo tem recusado esse regresso e em alternativa vai patrocinar formação para os trabalhadores.

O executivo vai lançar um novo programa de apoio à formação na indústria, destinado às fábricas que sofreram quebras de mais de 25% na faturação num trimestre, pode ler-se na portaria agora dada à estampa em Diário da República. O programa vai entrar em funcionamento nos sectores do têxtil e do calçado – precisamente os dois que têm sido mais insistentes no regresso do layoff simplificado.

Tal como o Governo já tinha indicado que faria, o programa tem como objetivo que os trabalhadores sejam mantidos em formação e com parte dos salários, mas está limitado a 100 trabalhadores por empresa. Para as empresas aderirem ao programa vão abrir avisos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), por sector de atividade. O programa dura até 31 de dezembro do próximo ano.

Os objetivos essenciais do programa são: “contribuir para a melhoria das qualificações dos trabalhadores das empresas dos sectores industriais, enquanto factor de desenvolvimento profissional, (re)qualificação e melhoria da respetiva empregabilidade; prevenir o risco de desemprego e promover a manutenção dos postos de trabalho; e contribuir para a melhoria da produtividade e da competitividade das empresas e da economia”.

Partilhar