31 março 22
Empresas

T

“Governo está a subestimar a gravidade da crise”, diz a CIP

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal veio deixar novos alertas para a gravidade da crise dos preços da energia. Em comunicado, diz que são necessárias medidas decisivas e urgentes e reforça a necessidade de recuperação do lay-off simplificado, tal como vem reclamando a ATP.

No dia de posse do Governo, a associação que representa o sector empresarial acusa-o de estar a subestimar a gravidade da situação. “A escalada nos preços da energia, dos combustíveis, de matérias-primas, a falta de fornecimentos, tomam proporções tais que inviabilizam a produção de muitas empresas” refere o comunicado, concluindo que “esta situação contrasta com a imagem e as perspetivas tranquilizadoras que nos são transmitidas pelo Governo, que subestima claramente a gravidade do momento que atravessamos”

Reforçando o que tem sido transmitido pela ATP sobe a situação no setor têxtil, a CIP lembra “algumas empresas já suspenderam a atividade, outras reduzem-na severamente”, reforçando a urgente necessidade de regresso do lay-off simplificado para as empresas afetadas e o recurso a mais verbas a crédito disponibilizadas pelo Mecanismo Europeu de Recuperação e Resiliência e que não foram reservadas por Portugal.

“São necessárias medidas decisivas e urgentes para travar o alastramento da crise e conter uma espiral inflacionista que a tornaria mais profunda e mais duradoura. Medidas que tardam, enquanto as ameaças se vão avolumando e transformando em realidade”, conclui o comunicado.

Partilhar