10 Fevereiro 20
Indústria

António Moreira Gonçalves

Givachoice: um milhão para ampliar fábrica em 2021

“Está quase concluído” no papel, mas apenas será colocado em prática no próximo ano. A têxtil Givachoice tem planos de uma grande ampliação para 2021: um milhão de euros na construção de um armazém e centro de corte, com uma área total de 1800m2, e equipado com uma máquina de corte automático topo de gama.

“Temos urgentemente de crescer, de ampliar as nossas instalações, e em qualquer projecto há sempre um passo a seguir”, revela Ricardo Almeida, director financeiro da Givachoice, têxtil especializada na confecção de moda para mulher. Em 2019, a empresa registou um crescimento de 13% nas vendas, e o passo a seguir será a ampliação da fábrica, situada em Seroa, Paços de Ferreira, para o terreno ao lado, já adquirido (em primeiro plano na foto).

O projecto prevê a construção de três pisos, com um total de 1800m2, a somar aos atuais 3000. O novo espaço será focado na expedição e controlo, no transporte entre sectores e na instalação de uma nova máquina de corte. “É uma máquina de corte automático com reconhecimento de padrões e riscas. Queriamos actualizar o corte já neste momento, mas não nos é possível porque não há espaço”, salienta o director financeiro da Givachoice.

“É uma inovação necessária para reduzir o curso operacional. Sabemos que tendencialmente o custo da mão-de-obra vai subir e a prioridade agora é optimizar processos”, explica o responsável financeiro da empresa.

O objectivo, salienta a administração da Givachoice, é manter a competitividade através da inovação e de recursos humanos qualificados. “A confecção é uma arte, e formar uma costureira, por exemplo, demora dois, três anos, até atingir um momento de elevada perfeição técnica”, explica Conceição Barbosa, fundadora e directora de produção da empresa.

A inovação de equipamentos surge como a solução ideal para manter os custos operacionais. “Não somos uma empresa de mão-de-obra barata, somos uma empresa de mão-de-obra cara, pagamos acima da média. Quando o aumento do salário-minimo foi anunciado, nós antecipamo-nos e atualizamos os nossos salários em Novembro”, revela Conceição Barbosa.

Focada na moda de luxo – entre os seus clientes encontram-se grandes casas da moda europeia e norte-americana – a Givachoice procura assim manter a rota ascendente, depois de no último ano ter atingido os oito milhões de euros em facturação.

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