22 novembro 22
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Gigantes da moda investem em fibras alternativas

Os líderes da indústria H&M, Inditex, Stella McCartney e Kering comprometeram-se a comprar mais de 500 mil toneladas de fibras alternativas e anunciaram o compromisso de apoiar a proteção de florestas e ecossistemas, no âmbito da climáticas COP27, em mais um passo no sentido de uma indústria da moda sustentável.

A organização ambiental sem fins lucrativos Canopy, estima que cerca de 3,2 mil milhões de árvores são derrubadas anualmente para a produção de fibras para embalagens e roupas, apesar do facto de que “alternativas como resíduos agrícolas ou têxteis reciclados estarem prontamente disponíveis e poderem ser dimensionadas para evitar o desmatamento de florestas”.

O novo acordo com as gigantes da moda permitirá à Canopy, financiar entre dez e vinte fábricas de celulose com baixo impacto ambiental, que terá um papel vital para ajudar na redução no impacto do clima e na proteção das florestas, para que nenhuma antiga e ameaçada sejam colocadas em risco. “Estamos muito satisfeitos em promover esse compromisso com parceiros inovadores”, disse Nicole Rucroft, fundadora da Canopy.

De acordo com as estimativas da organização, este compromisso ajudará a evitar que 2,2 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa entrem na atmosfera em comparação com a produção tradicional de fibra florestal virgem. “Tenho orgulho de dizer que temos parceria com a Canopy desde 2014 e somos uma marca de desmatamento zero desde 2017, nunca proveniente de florestas antigas, ameaçadas ou protegidas”, disse Stella McCartney em um comunicado. “Devemos agir hoje para proteger nossas florestas para amanhã.”

Promovida pela Canopy, esta iniciativa conhecida como a Next Generation Solutions, que proporciona soluções inovadores de baixo carbono, como fibras celulósicas regeneradas de resíduos têxteis, celulose microbiana ou resíduos agrícolas, produz menos emissões de dióxido de carbono, usa 70% menos de recursos de energia fóssil e o seu impacto na biodiversidade e nas espécies ameaçadas será pelo menos cinco vezes menor.

“No Grupo H&M, estamos empenhados em tornar-nos um negócio circular, no qual é crucial avançar para alternativas mais sustentáveis para os nossos materiais.” e acrescentou que ” a  Canopy mostrou verdadeira liderança, reunindo as indústrias de moda e celulose regenerada com o objetivo de reduzir a dependência da moda das florestas”, referiu Madelene Ericsson, especialista em negócios de sustentabilidade ambiental do grupo H&M.

Outras empresas que aderiram a este compromisso de compra – que é vital para atrair o investimento necessário para ampliar o uso destas alternativas em cronogramas ecologicamente significativos – incluem a Ben & Jerry’s e a empresa HH Global.

Partilhar