06 março 24
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

França aumenta sanções para punir a fast fashion

Os deputados do partido do presidente francês, Emmanuel Macron, o Renaissance, apresentaram um projeto de lei que contempla multas entre os dez euros e 50% do preço do produto para compensar o impacto ambiental do fast fashion. O texto introduz um mecanismo de custos punitivos para 2030.

O objetivo é o de reduzir este tipo de produção e assim mitigar os efeitos ambientais e sociais associados. A proposta surge na sequência de um primeiro projeto que já previa a aplicação de uma taxa de cinco euros por peça de roupa às empresas que todos os dias coloquem no mercado até mil novos modelos de peças de roupa. Agora, o texto será discutido numa comissão parlamentar antes de ser apresentado para votação na Assembleia Nacional durante a segunda quinzena de março.

“A evolução do sector para uma moda efémera, que combina maiores volumes e preços baixos, está a influenciar os hábitos de compra dos consumidores, criando impulsos de compra e uma necessidade constante de renovação, que não está isenta de consequências ambientais, sociais e económicas”, lê-se no texto.

Esta é apenas uma das medidas que o Governo francês está a promover contra o sector do fast fashion. O ministro francês do Ambiente, Christophe Bechu, garantiu esta segunda-feira que o executivo está a propor uma lei que proibiria a publicidade destas empresas, bem como introduziria incentivos para tornar a moda sustentável mais acessível.

Partilhar