05 junho 19
Dono do BCP

T

Fosun reforça presença no setor da moda

O grupo chinês Fosun – acionista de referência do BCP – continua a apostar no setor da moda: aliou-se à empresa norte-americana Marquee Brands para apoiar a sua entrada no mercado asiático a partir de 2020. A empresa norte-americana, oriunda de Nova Iorque, vai colocar no mercado chinês as marcas Ben Sherman, Bruno Magli, BCBG Max Azria e Dakine – mas não a Body Glove, Martha Stewart e Emeril Lagasse, também propriedade da Marquee, mas que podem estar prestes a deixar o grupo.

O acordo facilitará a geração de sinergias em termos de economia de escala – algo considerado muito importante para a expansão no mercado chinês. O objetivo é abrir lojas independentes para cada marca e lançar as correspondentes plataformas de comércio eletrónico.

O acordo surge em plena guerra comercial entre a China e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas Michael DeVirgilio, presidente do grupo nova.iorquino, já disse publicamente que nada disso o preocupa, nem o acordo que conseguiu com a Fosun será afetado.

Os dois lados do negócio esperam que as marcas do grupo Marquee Brands gerem um volume de negócios que globalmente atingirá os 1,4 mil milhões de euros por ano. A empresa norte-americana adquiriu recentemente a marca Dakine, também dos Estados Unidos, transferindo a sua exploração para a JR286, uma empresa de moda desportiva que já fazia parte dos seus ativos.

No segmento da moda, o portefólio da Fosun é atualmente constituído pela Lanvin, Tom Tailor, Wolford, Caruso e St. John Knits – pequena parte dos ativos do grupo chinês, que ascendem a mais de 90 mil milhões de euros e estão maioritariamente concentrados nos setores da banca, saúde e turismo.

Partilhar