03 outubro 2024
Economia

Bebiana Rocha

Fórum para a competitividade estima aumento no PIB

O Fórum para a Competitividade estima um aumento homólogo no PIB entre 1,5% e 1,9% e que o mesmo terá subido entre 0,2% e 0,6% no terceiro trimestre. Se o cenário central de recuperação internacional se confirmar e se, a nível nacional, houver estabilidade política, “o PIB pode subir acima dos 2% em 2025”, acrescenta.

Estes dados surgem no seguimento de um contexto favorável de diminuição da inflação na Zona Euro em setembro “de 2,2% para 1,8% fixando-se no referencial de 2% do Banco Central Europeu”, aumento do excedente externo que em julho era de 5536 milhões de euros, um valor que compara com os 3155 milhões do período homólogo, e o aumento no valor dos projetos aprovados no âmbito do PRR, sendo que “nas últimas quatro semanas o valor dos projetos aprovados subiu de 464 milhões de euros para 19 705 milhões”.

Como contrapeso está a nuvem da guerra, o Fórum para a Competitividade indica um forte aumento de risco de escalada da guerra no Médio Oriente. A nota de conjetura de setembro toca ainda nos novos cortes esperados das taxas de juro para novembro e dezembro e no anúncio de um pacote de estímulos monetários e orçamentais por parte das autoridades chinesas, que podem impactar nos próximos meses.

Partilhar