23 junho 25
Eventos

Bebiana Rocha

Fórum da Indústria Têxtil: ATP revela painel sobre competências profissionais

A pouco mais de 10 dias do Fórum da Indústria Têxtil, marcado para 4 de julho, a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal confirma os nomes que integram o painel “Profissionais e Competências para o Futuro”: José Manuel Castro, diretor-geral do MODATEX, António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, e Raúl Fangueiro, vice-presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

O painel foca-se nas exigências atuais da indústria têxtil e vestuário no que toca à qualificação, à inovação e ao desenvolvimento de competências, num momento em que o setor enfrenta profundas transformações tecnológicas e sociais.

“Para o MODATEX, o 27º Fórum da Indústria Têxtil constituirá uma oportunidade para (re)situarmos o entendimento dos territórios e personagens da ITV portuguesa, num contexto mundial com ininteligíveis tensões e complexidades. Este fórum ajudará a descontinuar, nas apresentações e discussões a compreensibilidade e previsibilidade possíveis nestes tempos difíceis”, afirma José Manuel Castro, da direção em declarações ao T Jornal.

Partilhando de seguida um breve enquadramento daquilo que será a sua intervenção na mesa redonda ‘Profissionais e Competências para o Futuro’. “O MODATEX procurará problematizar com sentido o diagnóstico que vem a desenvolver junto das empresas de referência do sector para perspetivar o caminho em termos de competências futuros. Um percurso que nos levará da competência às competências, da chave à transversalidade e da adaptação à adoção, numa viagem desafiante”, conclui, apelando à participação dos múltiplos atores e empresas, centros de investigação, organizações de formação e stakeholders.

A ATP adianta ainda que esta semana será confirmado o painel “Políticas Públicas para uma Indústria Mais Competitiva”, que conta com representantes da CCDR-N, da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e do Banco Português de Fomento, com foco nas medidas e estratégias públicas para reforçar a competitividade do setor.

Recorde-se que o Fórum deste ano assinala o Dia do Profissional Têxtil e os 60 anos da ATP, num encontro que combina reflexão sobre o futuro com a valorização da trajetória coletiva da indústria nacional.

A organização apela à mobilização dos empresários, colaboradores, formadores, investigadores, jovens talentos e outras partes interessadas a juntarem-se a este momento simbólico e estratégico para o sector. As inscrições decorrem aqui.

Partilhar