19 maio 22
Formação

T

Formação induz ganhos de produtividade até aos 5%

Um estudo recente sobre Portugal revela que a produtividade tende a aumentar pelo menos 5% quando as empresas investem em formação, ao mesmo tempo que promove ganhos de competitividade e beneficia a retenção de talentos. Com base neste estudo, a Fundação José Neves lançou um Guia para empresas: como apostar na formação dos trabalhadores?

Neste contexto, a organização ligada ao grupo Farfetch “deixa recomendações e práticas inspiradoras para que as empresas e os gestores contornem os obstáculos com que se deparam, acompanhem as mudanças no mercado de trabalho e de competências e se adaptem para crescerem e não serem ultrapassados pelos seus concorrentes”.

A envolvente é difícil: cerca de 84% das empresas portuguesas não investiram na formação dos seus colaboradores em 2019, segundo dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Falta de tempo (46% em Portugal contra 29% na média da União Europeia) e custos inerentes à formação (40,5% em Portugal contra 31,7% na UE), são apontados como os principais obstáculos à oferta de formação. Falta de oferta formativa adequada, dificuldade em avaliar as necessidades de formação, receio de perder o trabalhador (e também o investimento realizado) e o facto de os contratos de curto prazo não promoverem a formação, também contribuem.

O guia propõe uma base de trabalho para alterar a situação: “promover uma cultura aberta à aprendizagem na empresa; ver a formação como um investimento na empresa; não recear investir nos trabalhadores apesar dos riscos inerentes; planear e organizar a empresa a pensar no valor da formação; avaliar com regularidade: as boas opções nascem de bons diagnósticos; não bloquear perante os obstáculos: há sempre soluções e apoios; estudar bem as opções à disposição; e não acreditar em soluções únicas e universais”.

O Guia para empresas: como apostar na formação dos trabalhadores? pode ser consultado na íntegra através http://joseneves.org/guia-empresas-formacao.

Partilhar