14 maio 25
Formação

Bebiana Rocha

Formação Green Vetrine promove competências com certificação europeia

O programa formativo ‘Green Vetrine’, integrado no projeto europeu VETRINE, do qual a ATP e o CITEVE fazem parte, continua a aceitar inscrições, com o objetivo de capacitar profissionais do sector têxtil e vestuário com conhecimentos e competências atualizadas sobre sustentabilidade e inovação.

Com uma abordagem self-paced, que permite aos participantes aprenderem ao seu ritmo, a formação é estruturada em cinco módulos essenciais, abrangendo desde os métodos sustentáveis de produção até à engenharia têxtil e ao uso de tecnologias digitais como o Passaporte Digital de Produto.

No final do curso, os participantes podem ainda optar por fazer um exame com certificação emitida pela iCERT, como forma de garantir o reconhecimento europeu da formação. “A aquisição do certificado transmite a validação do conhecimento, revela a preocupação pela atualização profissional, pela evolução do sector, tendências e inovações”, explica Alexandra Cardoso, do CITEVE, que está envolvido no projeto.

O feedback dos participantes tem sido positivo, destacam a relevância e a atualização dos conteúdos, assim como a flexibilidade da metodologia, que inclui vídeos explicativos, manuais e questionários de autoavaliação.

Alexandra Cardoso, sublinha ao T Jornal que o principal intuito do curso é “sensibilizar para o impacto ambiental da cadeia de produção, transmitindo boas práticas; incentivar à criação de modelos de moda circular; estimular o pensamento crítico e a identificação de oportunidades no mercado de moda sustentável; partilhar o conceito e funcionamento do DPP aplicado à moda e capacitar os participantes a usarem tecnologias como QR Codes, blockchain ou etiquetas NFC”.

No capítulo dedicado ao Passaporte Digital de Produto, os participantes são introduzidos ao contexto histórico e às componentes essenciais desta ferramenta, bem como às normas e requisitos exigidos, aos desafios práticos e tecnológicos da sua implementação e às soluções mais promissoras para integrar o DPP na indústria da moda.

Já no módulo sobre métodos sustentáveis de produção, os formandos têm contacto com o processo produtivo real de uma empresa de confeção, conhecendo o que é feito em cada etapa, os equipamentos utilizados consoante o tipo de artigo, e as ferramentas de avaliação do ciclo de vida, incluindo a pegada de carbono e declarações ambientais de produto.

O módulo de espírito empresarial por sua vez aborda a componente estratégica. Os participantes são desafiados a analisar tendências de mercado e comportamento do consumidor, utilizar ferramentas analíticas, estudar casos reais e desenvolver o seu próprio plano de negócio. Para mais informações e inscrições contactar academia@citeve.pt.

Partilhar