Bebiana Rocha
A Burel Factory usou os seus excedentes de produção para dar forma a estojos de óculos para a FORA, uma parceria documentada em vídeo. “Esta colaboração celebra o artesanato e a tradição portuguesa”, partilha a marca nacional de óculos de sol, em comunicado.
“O burel, um tecido de lã resistente, simboliza o compromisso da FORA com a valorização do que é genuinamente português”, reforça, homenageando também a herança artesanal. “A componente manual e as máquinas antigas da Burel Factory fizeram-nos lembrar a nossa empresa e forma de produzir”, diz Miguel Barral, CEO da FORA, ao T Jornal.
“A criação do produto, a escolha das cores e as filmagens do vídeo deram-nos bastante gozo. O produto foi lançado hoje, vamos ver a aceitação do público, mas há muito tempo que queríamos uma bolsa como esta, num material que protege as lentes, que é resistente, mas ao mesmo tempo maleável”, continua.
Sobre a vertente sustentável, Miguel Barral comenta que a extensão de cores advém em parte do aproveitamento dos excedentes da fábrica e mostra-se satisfeito por terem chegado a uma solução que não utiliza muito material.
O projeto conta ainda como parceira a FICA Oficina Criativa, responsável pelo processo de impressão de serigrafia manual, onde sobressai o nome da empresa de Manteigas. Os acessórios feitos em burel da Serra da Estrela estão disponíveis em nove cores, online e nas cinco lojas físicas da FORA no Porto e na capital.