27 novembro 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

FLM Têxtil obtém certificação rastreável Seaqual Marine Plastic

Expressando a vontade de manter os oceanos limpos, a FLM Têxtil recebeu a Certificação Seaqual Marine Plastic. Sem abdicar da qualidade dos seus produtos, a empresa, através desta certificação, garante que transforma plástico ligado ao oceano em têxteis sustentáveis. A Certificação Seaqual Marine Plastic é uma nova matéria-prima rastreável que tem o poder de sensibilizar para a questão do lixo marinho e destacar aqueles que ajudam a combatê-lo.

Sediada em Guimarães, focada na inovação e na sustentabilidade, a FLM Têxtil continua o seu trabalho e o seu crescimento e garante o seu empenho em tornar a sua produção cada vez mais verde através deste título.

A boa nova foi dada pela empresa através das suas redes sociais: “A FLM Têxtil orgulha-se de abraçar a Certificação Seaqual, transformando o plástico ligado ao oceano em têxteis sustentáveis e bonitos. Juntos, estamos fazendo ondas para um planeta mais limpo”.

A Iniciativa Seaqual surgiu em 2016 e trabalha com ONGs, pescadores, autoridades, institutos de investigação e comunidades locais para ajudar a limpar os mares e oceanos. Lixo marinho das praias, fundo do oceano ou à sua superfície e até de estuários são limpos através de programas de limpeza. Os materiais daí provenientes podem, entre muitas outras coisas, tornarem-se materiais têxteis.

6Dias Têxteis, A. Sampaio, Lemar ou Sorema são exemplos de outras empresas têxteis portuguesas que também detêm esta certificação. Nesta mesma linha, é importante recordar o projeto BSEArcular, desenvolvido em parceria entre a A. Sampaio & Filhos, Lemar, Inedit Studio, Seaqual, Epson e a Lisbon School of Design. Esta foi uma iniciativa criada com o objetivo de dar nova vida as resíduos que poluem os oceanos, que foi apresentado ao público no próximo dia 16 de novembro de 2022 nas instalações da Lisbon School of Design.

Partilhar