20 março 23
Empresas

Ana Rodrigues

Fio de ananás e algodão da Tearfil ‘inspira’ Rifertex

A Rifertex “lançou a sua primeira malha de jersey composta com um fio 30% ananás e 70 % algodão da Tearfil”, revelou André Ribeiro, executivo de Operações da Rifertex, ao T Jornal. A nova mistura destaca-se pela sustentabilidade e por ser mais forte que o algodão. E deixa por outro lado evidente que a sustentabilidade é cada vez mais um caminho que o mercado exige.

Ainda que elaborada com fio da Tearfil, a nova malha “não resulta diretamente de uma parceria, mas sim de um pedido de um cliente”, acrescenta o executivo. A amostra de cerca de 15kg resultou de um pedido por esse fio específico da Tearfil, com “a Rifertex a produzir a amostra e a desenvolver questões técnicas da malha de forma a satisfazer o cliente”, salienta.

“Apesar do princípio produtivo ser o mesmo dos fios em algodão, a integração de fibras de ananás nas malhas ajuda a indústria têxtil a tornar-se cada vez mais amiga do ambiente e sustentável”, tendo sido também “uma oportunidade de experimentar esse fio nos nossos teares circulares”, conta André Ribeiro.

A Rifertex é uma das inúmeras parceiras portuguesas da Smartex, tendo sido a empresa de malhas que ajudou os três fundadores da startup a aprimoraram o seu protótipo de diminuição do desperdício têxtil, ainda antes da Smartex existir como empresa. “Os seus alicerces surgiram na Rifertex”, enfatizou.

“A Rifertex tem mantido há mais de uma década uma filosofia de aquisição de novos teares (modernos e eficientes) todos os anos, e assim planeia continuar a fazer”, explica o executivo de Operações, revelando ainda que o investimento em painéis solares “que reduzem significativamente os custos energéticos, já retornaram o seu investimento”.

Para 2023, a Rifertex pretende aumentar a capacidade instalada de painéis solares, continuar a sua parceria com a Smartex – “apoiando o desenvolvimento de novos sistemas de deteção de defeitos” – e continuar a aposta de aquisição de máquinas (teares) mais produtivos, modernos e mais eficientes energeticamente.

A Rifertex está sediada em Barcelos e foi fundada em 1985 por Domingos Fernandes Ribeiro. A produção atual da empresa divide-se em três áreas: malha em cru, malha em mesclas, e malha em fios tintos. Com 36 teares circulares e duas máquinas de inspeção, a Rifertex tem uma área de laboratório, um centro de desenvolvimento, uma área de tecelagem, uma área de inspeção, três armazéns e um showroom.

Partilhar