Bebiana Rocha
A Fibrenamics marcou presença nas Comemorações do Dia do Exército, que decorreram no passado fim de semana na Guarda. O instituto esteve a apresentar e a promover inovações tecnológicas direcionadas para a defesa nacional, mais concretamente os projetos AuxDefense, PluriProtech e Aux_Seamless.
O primeiro é direcionado ao desenvolvimento de novos equipamentos de proteção individual com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração. Materializa-se em capacetes e coletes balísticos, joalheiras e cotoveleiras, recorrendo a nanotecnologia e materiais auxéticos. O consórcio inclui as empresas têxteis Latino Group e LMA.
O segundo projeto, promovido pela Latino Group, contempla um fato de proteção RBQ de duas peças (casaco e calças). O fato deve ser capaz de filtrar partículas e agentes radiológicos, biológicos e químicos, tanto à escala macro como à escala nanométrica.
Por fim, o projeto Aux_Seamless contempla o desenvolvimento de uma nova geração de vestuário seamless de proteção ao baixo impacto a baixa velocidade, com materiais poliméricos, estruturas fibrosas auxéticas e nanomateriais. O reforço ativo é colocado em áreas selecionadas como cotovelos, joelhos, ancas e peito para maximizar a resistência ao impacto e absorver a energia. A empresa PlayVest lidera o projeto.
“No nosso stand tivemos a honra de receber o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que conheceu em primeira mão o nosso contributo para o desenvolvimento da segurança e inovação no sector da defesa. Foi uma excelente oportunidade”, escreve a Fibrenamics nas redes sociais.