Bebiana Rocha
A Fibrenamics organiza no próximo dia 21 de maio uma nova edição do evento ‘Impulse’, desta vez subordinada ao tema da defesa e proteção, sob o mote ‘Inovar para proteger. Colaborar para liderar’. O encontro terá lugar na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, e promete reunir especialistas, empresas e entidades estratégicas para discutir os desafios e oportunidades na área da segurança.
“Presenciamos um momento de viragem histórica. A guerra no continente, a fragmentação das cadeias de valor e os riscos hídricos estão a redefinir os pilares da segurança, da competitividade e da autonomia estratégica. É neste contexto que a Fibrenamics, em articulação com os sectores da ciência, da indústria e das forças de proteção, promove o Impulse 2025”, contextualiza a organização.
Estão já confirmados dois nomes para o evento: a Tekever, empresa de referência em sistemas autónomos baseados em inteligência artificial, e a Beyond Composite, especializada no desenvolvimento e produção de materiais compósitos avançados para aplicações nas áreas da defesa e da mobilidade.
O evento serve também para difundir a plataforma Fibrenamics Innovation Hub, criada com a missão de impulsionar a inovação e reforçar as capacidades nacionais no sector da defesa, e projetos dos quais o centro de inovação fez parte.
“Mais do que um espaço de debate, o Impulse é onde estratégias ganham corpo, ideias se transformam em projetos concretos e alianças evoluem para cadeias de valor com impacto real”, sublinha, reforçando a convicção de que, na atual conjuntura, a inovação é já uma condição de soberania.