16 outubro 24
Inovação

Bebiana Rocha

Fibrenamics concretiza parcerias nos Estados Unidos

A Fibrenamics iniciou dois projetos de inovação com o MIT – Massachusetts Institute of Technology e a UMass Lowell – University of Massachusetts Lowell nas áreas da sustentabilidade e defesa. O contacto surgiu durante uma missão aos Estados Unidos.

“Dois novos projetos iniciados com o MIT irão transformar a construção civil e a saúde através de soluções sustentáveis de última geração. Além disso, a nossa parceria com a UMass Lowell, ligada ao US Army, irá abrir novos caminhos para a criação de materiais avançados para a defesa e proteção”, partilhou na plataforma de Linkedin.

Em ambos os casos, a área têxtil assume particular relevância. Começando no MIT, os projetos centram-se no desenvolvimento de novas fibras a partir de recursos marinhos e na utilização de fibras naturais de origem vegetal no reforço de matrizes cimentícias.

“No primeiro caso a área têxtil assume importância como utilizadora das fibras mais sustentáveis a desenvolver, e, no segundo caso, no processamento de fibras naturais transformando-as em tecidos, por exemplo para reforço de estruturas à base de cimento na construção civil”, detalha a Fibrenamics ao T Jornal.

Já no que respeita à UMass Lowell, o acordo assinado prevê o desenvolvimento de soluções avançadas para proteção pessoal, segurança e defesa, com o objetivo de melhorar os sistemas e reduzir o seu peso. “Sob o ponto de vista industrial, as empresas do sector poderão beneficiar fortemente do envolvimento com estas instituições, encontrando nelas parceiros para a sua estratégia de inovação”, chama à atenção.

Partilhar