Bebiana Rocha
As empresas portuguesas encerram hoje a sua participação nas feiras The London Textile Fair e Munich Fabric Start, com contactos de qualidade e novas oportunidades de negócio. A presença nacional, reforçada pelo projeto Sustainable Textile & Apparel From PORTUGAL da ATP, permitiu estreitar relações com clientes habituais e captar novos compradores, consolidando a visibilidade dos tecidos portugueses nos mercados europeus.
Em Londres, o feedback do segundo dia de contactos é positivo. Baltazar Lopes, em representação da Albano Morgado, destaca a qualidade das interações, incluindo visitas de clientes habituais e a captação de novos contactos. “A feira tem estado menos movimentada, mas continua a ser uma oportunidade importante de aproximação ao mercado inglês”, sublinha.
Também a LMA fez questão de marcar presença na London Textile Fair, reafirmando a sua participação constante ao longo dos anos. A empresa reconhece que houve uma redução no número de visitantes em comparação com edições anteriores — sobretudo face à de janeiro —, mas considera que a feira continua a ser uma excelente oportunidade para reforçar o contacto presencial com clientes. “Este contacto direto é fundamental para fortalecer as relações comerciais”, referem os responsáveis, acrescentando que, para além da reaproximação a clientes habituais, a feira permitiu conhecer novas marcas e estabelecer novos contactos, num ambiente descrito como “sempre muito positivo e cheio de entusiasmo”.
Apesar de um ritmo mais calmo, a LMA acredita que os resultados terão frutos a médio prazo. Uma das novidades desta edição foi a presença das suas malhas no Trend Forum, fator que trouxe mais visibilidade ao stand e despertou o interesse de muitos visitantes. “É sempre gratificante poder apresentar os produtos LMA, que se distinguem pela sua forte componente técnica, junto com artigos mais direcionados para o universo da alta-costura”, sublinha a empresa, destacando o equilíbrio entre inovação e estilo que a caracteriza e a sua capacidade de responder às exigências do mercado inglês.
Diretamente de Munique, José António Ferreira reporta ao T Jornal uma feira dinâmica, com presença constante de clientes e oportunidades de novos negócios, até superiores a edições anteriores. Os tecidos sustentáveis da empresa, expostos no Fórum da feira, têm funcionado como um chamariz para novos contactos.
Também em Munique, Mário Ferreira, da Vilarinho, refere que a edição está a decorrer dentro das expectativas, com uma procura mais forte do que a coleção passada. Destaca a boa receção do público às propostas da empresa, sobretudo nos artigos reciclados e fibras naturais.
As amostras em exposição no Fórum de Tecidos, à semelhança da LEMAR, revelaram-se um importante atrativo para os visitantes, que acabaram por procurar mais informações no stand.
Para a Vilarinho, as feiras continuam a ser oportunidades de contacto direto e assertivo com os clientes. A próxima e última feira do ano para a empresa será a Première Vision Paris, já a 16 de setembro.
A participação nacional em Londres inclui Albano Morgado, LEMAR, LMA e JOF, acompanhadas pela Fitecom, que também apresentou o seu catálogo no Business Design Centre.
Na Alemanha, a comitiva portuguesa integra 6Dias, Bloomati by Carvema, I.T.J.V, LEMAR, M.M.R.A, Troficolor Denim Makers e Vilarinho, acompanhadas da Fitecom, Paulo de Oliveira, Somelos Tecidos, TMG Textiles, Vilartex, Sourcetextile e Top Trends, destacando-se por dias produtivos.
O balanço final destas participações evidencia qualidade nos contactos, reforço de relações comerciais e visibilidade dos tecidos sustentáveis portugueses.