21 outubro 24
Economia

Bebiana Rocha

“Fertilização cruzada” leva ITV nacional mais longe

A primeira edição de Estudos Sectoriais 2030, conduzida esta manhã pelo Gabinete de Estudos do Ministério da Economia, deixou clara a “fertilização cruzada” que existe no Têxtil e Vestuário no que toca ao aproveitamento de incentivos, quer de âmbito nacional quer europeu.

Joana Almodovar, diretora do GEE, deu conta que o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) tem um investimento de 686 milhões de euros canalizado para os Têxteis e Vestuário, 132 milhões já foram aprovados e 27% desses pagos. Individualizando, contam-se 91 projetos de transição digital com 102 entidades; 249 projetos de transição climática com 351 entidades; 16 projetos de resiliência com 863 empresas.

“Na dimensão Resiliência, na componente de Investimentos e Inovação, das 53 Agendas/Alianças Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, a ITV participa em 13 (das quais, três diretamente dirigidas à ITV, sendo as restantes com maior abrangência em projetos do seu potencial interesse)”, comprova o estudo. TEXP@CT, GIATEX, Projeto Lusitano, Pacto de Bioeconomia Azul e Be@t são alguns dos projetos mencionados.

Apoios

Partilhar