T
É uma novidade na indústria da moda global e é com a ajuda da portuguesa Fatextil que a marca britânica Sheep Inc acaba de lançar aquela que diz ser a primeira peça com uma pegada de carbono negativa. Trata-se de um hoodie fabricado em Penafiel pela Fatextil, reconhecida especialista na confeção de malhas e já com mais de três décadas de experiência.
A noticia é a revista Drapers, dizendo que a Fatextil recorre na sua fábrica de Croca, em Penafiel, a energia solar e máquinas de tricotar 3D, num processo em que a produção final de cada peça acaba por remover mais CO2 da atmosfera do que aquele que emite em todo o processo de fabrico.
Como matéria-prima, a Sheep Inc usa a lã Merino extrafina proveniente de três estações regenerativas de ovelhas na Nova Zelândia, que são depois fiadas pela alemã Südwolle, que aplica um tratamento sem cloro no fio denominado Eternity X-Care.
“Cada hoodie é então confeccionado pela especialista portuguesa Fatextil, utilizando máquinas de tricô 3D 100% movidas a energia solar, para garantir um processo de fabricação sem desperdício”, especifica a publicação.
Além de 100% biodegradáveis, “estes hoodies vêm mostrar que pode haver um futuro onde o design convive em harmonia com a natureza”, diz Edzard Van der Wyck, co-fundador da marca britânica.
Segundo a revista os hoodies feitos pela Fatextil foram colocados à venda esta semana, pelo preço unitário de 140 libras, cerca de 163 euros.