Bebiana Rocha
O potencial da Fateba nos jacquards está em exposição até amanhã, 16 de janeiro, na Heimtextil, em Frankfurt. Com mais de 60 anos de experiência nesta especialidade, a empresa demonstra na feira a sua capacidade no adamascado, mas também outras soluções disponíveis para clientes mais diversos, nomeadamente nas categorias de atoalhados e panos de cozinha.
Daniela Mendes, representante da terceira geração do negócio familiar, confirma ao T Jornal que o arranque da feira correu muito bem: “A localização, em frente à entrada do pavilhão 6.1, foi boa”.
Em termos de mercados, a Fateba trabalha sobretudo com a Europa e os Estados Unidos da América, reconhecendo, no entanto, potencial para reforçar a presença neste último. Nesta edição, Daniela Mendes mostra-se agradavelmente surpreendida com a passagem de clientes de países do Leste, uma dinâmica nova para a empresa.
Sobre a nova área de Hospitality, anunciada este ano pela organização da feira, refere que a Fateba já trabalhou o segmento da hotelaria no passado e que pode ser interessante explorar novamente este potencial, uma vez que “a máquina já está montada”.
Em jeito de balanço do ano que terminou, Daniela Mendes considera que foi positivo “tendo em conta o cenário de instabilidade”. Para 2026, o objetivo passa por “abrir a novos mercados e fidelizar os clientes que já temos”. A responsável adianta ainda ao T Jornal que a empresa está a realizar investimentos em novas máquinas, com o objetivo de garantir prazos de entrega mais rápidos, mantendo a qualidade premium que a caracteriza.