27 março 24
Empresas

Ana Rodrigues

Familitex fatura 23 milhões em 2023 e anuncia nova coleção

Ainda que a têxtil enfrente uma redução do consumo global que conduziu a ajustes, a Familitex finalizou 2023 com uma faturação de 23 milhões de euros e já anunciou uma nova e completa coleção SS25 focada na sustentabilidade, com recurso a todos os processos e inovações que têm vindo a ser desenvolvidos e integrados no portefólio da empresa.

Com um cenário económico global que apresentou diversos desafios, a Familitex continua empenhada em crescer e lança a sua coleção SS25 que “procura dentro das estruturas de malha salientar novos pormenores e visões. A nova coleção prima por dar resposta às crescentes preocupações ambientais e à demanda por moda ética e responsável, explicou Ana Araújo do departamento de Investigação, Inovação e Marketing ao T Jornal.

“Sendo um culminar de irreverência, textura e cor”, este lançamento inclui 95 malhas que “primam pela qualidade, desde a escolha dos fios mais nobres até aos melhores acabamentos” e, tal como tem vindo a ser habitual, a empresa sediada em Barcelos continua a reduzir drasticamente a utilização de poliester, optando por opções recicladas e tendo o algodão orgânico como prioridade.

Mais ainda, a SS25 aposta igualmente no algodão regenerativo, uma abordagem agrícola que visa regenerar ecossistemas, promover a biodiversidade e melhorar a saúde do solo durante o cultivo de algodão. “O que reflete o foco cada vez mais premente da Familitex na questão da rastreabilidade e transparência de toda a cadeia produtiva”, salientou Ana Araújo.

Assim, com a sustentabilidade a encabeçar a lista de prioridades, esta nova coleção utiliza também fio reciclado pré-consumer, em parceria com um fornecedor de fio da Familitex, que possibilitou que “uma malha com composição de 100% multifibras reciclado, que reúne todo o desperdício de fiação com as mais variadas fibras”.

Através da utilização do elastano bio-based com 30% à base de milho, a Familitex conseguiu também “reduzir em 23% as emissões de dióxido de carbono em comparação com um elastano convencional”. Por fim, esta nova coleção mantém a marca registada circulose, o que significa que utiliza fios de fibras têxteis resultantes da reciclagem do papel ou da celulose.

Dadas as incertezas económicas, as tensões comerciais e a instabilidade geopolítica que têm interrompido as cadeias de abastecimento, aumentado os custos de produção e prejudicado a confiança do consumidor, a Familitex continua atenta às exigências de mercado e focada em crescer interna e externamente e ainda que a exportação seja maioritariamente indireta, Ana Araújo revelou: “tem havido um aumento progressivo da exportação direta ao longo dos anos”.

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