Bebiana Rocha
A Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto inaugura amanhã, às 18h00, a exposição “Trama da Terra: Seda e Linho”, resultado de uma residência artística realizada nas instalações da Sampedro, no âmbito do programa Experimentar Portugal.
A mostra, que ficará patente até 30 de agosto, reúne o trabalho das artistas Cindy Steiler e Monica Santos, com curadoria de Joaquim Pinheiro e Mónica Faria, e conta ainda com a colaboração de Fátima e João Ferreira, da Seda Portugal.
O objetivo da iniciativa é promover a interação com a comunidade local, incentivando a partilha de histórias e saberes ligados aos ciclos tradicionais do linho e da seda.
“Através de narrativas visuais e táteis, a exposição revela os ritmos do trabalho rural e o saber transmitido entre gerações. Ecos de tradição surgem em cada fio e gesto, revelando a profunda ligação entre matéria, paisagem e comunidade”, explica a organização em comunicado.
A exposição é promovida em parceria entre a Contextile, o Município de Cabeceiras de Basto e a Direção-Geral das Artes (DGArtes).