24 janeiro 25
Exportações

Bebiana Rocha

Exportações têxteis registam 469,5M€ em novembro

As exportações de têxteis e vestuário em novembro de 2024 atingiram os 469,5 milhões de euros, segundo dados provisórios do INE, uma redução de 4% face a novembro de 2023. Em termos de quantidade mantém-se inalterado em relação a outubro, 37,7 mil toneladas.

“No acumulado de janeiro a novembro a balança comercial do sector apresentou um saldo positivo de 392 milhões de euros, com taxa de cobertura de 108%”, comunicou ontem a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal aos associados. Na análise acumulada apresentada o valor das exportações está em 5.152 milhões de euros, uma diminuição de 4% face a 2023, já a quantidade aumentou 1%, sendo de 441,1 mil toneladas.

Em termos de categorias de produto as que mais cresceram foram: roupas de cama, mesa e cozinha, tapetes e têxteis técnicos.  Quanto aos mercados, os principais destinos de exportação continuam a ser: Espanha, França e Alemanha, no entanto não são os que mais cresceram em novembro. Marrocos, Estados Unidos e Polónia são os países que estão a dar cartas neste momento.

Partilhar