12 outubro 21
Exportações

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Exportações reforçaram ritmo de crescimento em agosto

As exportações de têxteis e vestuário mantêm-se na rota de crescimento, uma tendência que foi reforçada no mês de agosto com um avanço de 10% face a 2019. No conjunto dos primeiros oito meses do ano o setor exportou 3,6 mil milhões de euros, registando um aumento de 1,2% face ao mesmo período de 2019. França, Estados Unidos e Itália são os destinos que registam maior crescimento.

Os dados agora divulgados pelo INE e tratados pela ATP mostram que os produtos que têm reportado melhores desempenhos (comparativamente com janeiro a agosto de 2019) são: as roupas de cama, mesa, toucador ou cozinha, com um acréscimo de quase 79 milhões de euros (mais 25%); camisolas, pulôveres, cardigãs, coletes e artigos semelhantes, de malha, com um acréscimo de 61 milhões de euros (mais 22%).

Também artefactos têxteis confecionados, incluídos os moldes para vestuário, com um acréscimo de 28 milhões de euros (mais 125%); fatos, conjuntos, casacos, calças, jardineiras, bermudas e calções (shorts), de malha, de uso masculino, com um aumento de 26 milhões de euros (mais 45%); e vestuário e seus acessórios, de malha, para bebés, com um acréscimo de 14 milhões de euros (mais 29%).

A nota da ATP subscrita pelo presidente Mário Jorge Machado, ressalva, no entanto que “a recuperação no sector não é homogénea, existindo atividades e produtos que continuam a sofrer dificuldades de recuperação, evidenciadas pelos desempenhos nas exportações (com implicações para as atividades que estão a montante da sua produção)”.

Os segmentos mais afetados são: fatos de saia-casaco, conjuntos, casacos, vestidos, saias, saias-calças, calças, jardineiras, bermudas e calções, de uso feminino, em tecido, com uma  quebra de 64 milhões de euros (menos 30%); fatos, conjuntos, casacos, calças, jardineiras, bermudas e calções, de uso masculino, em tecido, com quebra de 54 milhões de euros (menos 30%); t-shirts, camisolas interiores e artigos semelhantes, de malha – menos 32 milhões de euros (menos 5%); tecidos contendo, em peso menos de 85%, de fibras sintéticas descontínuas – menos 23 milhões de euros (menos 40%); e camiseiros, blusas, de uso feminino, em tecido – menos 20 milhões de euros (menos 11%).

Em termos de mercados, destaque para as exportações direcionadas a França (acréscimo de 67 milhões de euros, mais 15%), Estados Unidos (aumento de 56 milhões de euros, mais 25%) e Itália (mais 25 milhões de euros, um aumento de 12%).

No período em análise e comparando com 2019, as exportações para Espanha, principal cliente da ITV portuguesa, registaram uma quebra de 178 milhões de euros, que continua a ser o destino mais afetado.

A balança comercial do setor registou um saldo positivo de 1.039 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 141%.

Quadro-08Ago21

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