14 outubro 22
Conferência

T

Euratex/ATP: “Tivemos um ótimo feedback de todos”

A realização conjunta da 10º Convenção Europeia do Têxtil e Vestuário e do 24º Fórum da Indústria Têxtil Portuguesa – que hoje continuou com a visita à JF Almeida, Riopele, TMG Automotive e CITEVE – “teve um ótimo feedback” de todos os intervenientes, disse Mário Jorge Machado, presidente da ATP. A unidade de pontos de vista em torno das prioridades do sector foi o elemento mais notável.

O dia de ontem encerrou com um jantar onde Mário Jorge Machado disse, depois de elencar os principais obstáculos que se deparam ao sector têxtil no imediato, que “os desafios que a indústria têxtil e do vestuário europeia enfrenta atualmente são muitos, e a sobrevivência de muitos milhares de empresas e mais de 1,2 milhão de empregos em todo o continente depende nossa capacidade de superá-los”.

Para o presidente da ATP, “se não conseguirmos superar esse desafio extremo, podemos correr o risco real de ver o que resquícios de nossa atividade secular desaparecem, e a imaterialidade da moda ou os avanços tecnológicos não são suficientes, porque sem uma base industrial, tudo o resto não tem sentido”.

A convenção Euratex, “que a ATP tem a honra de acolher pela segunda vez em apenas cinco anos”, “é uma homenagem à inquestionável importância que o sector têxtil e do vestuário português alcançou. Apostando firmemente em fatores críticos de competitividade, desenvolvendo competências únicas na investigação aplicada nas áreas de produto e processo, inovando em todos os seus aspetos, oferecendo serviços valiosos ao mercado e encontrando na sustentabilidade a âncora fundamental para poder projetar o futuro”.

E reforçou um aviso fundamental: “A União Europeia está prestes a introduzir um amplo pacote legislativo baseado na sustentabilidade e na circularidade” e esse desafio só será ultrapassável se o sector se mantiver focado num mesmo sentido.

Dos trabalhos do dia de ontem mereceu destaque a muito positivamente comentada intervenção do ex-ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, cujo vídeo foi já pedido por várias empresas e organizações para ser mostrado noutros fóruns.

Partilhar