Bebiana Rocha
Dirk Vantyghem marcou esta terça-feira, dia 21 de maio, presença no iTechStyle Summit, o diretor-geral da Euratex chamou à atenção para a importância das eleições europeus: “80% da legislação que nos afeta é decidida em Bruxelas”. Green Deal vs Industrial Deal, Migração, Estratégias de Defesa e Mercado Único são os tópicos principais da agenda.
O representante reforçou os pedidos da Confederação, nomeadamente a adoção de uma estratégia inteligente e realista para o sector têxtil e vestuário, uma política de trocas livres e um maior foco no lado da procura.
“As eleições europeias vão ditar um novo framework para os próximos cinco anos”, insistiu, relembrando que se vive um período desafiante, onde as empresas têm de gerir o seu próprio desperdício e colocar produtos de qualidade.
Dirk Vantyghem deixou por fim nota das quatro condições essenciais para que a estratégia de sustentabilidade nos têxteis funcione: adoção de uma legislação coerente, mensurável e previsível; garantir que a União Europeia torna esta estratégia global e que são definidos standards globais para que a concorrência seja leal.
A UE deve estimular ainda a procura por produtos mais sustentáveis por parte do consumidor e não forçar só as empresas, “devemos incutir do lado da procura a disposição de pagarem o custo adicional para as produções sustentáveis”, proferiu. Por último apoiar a transição das indústrias com, por exemplo, preços mais acessíveis de energia.