09 dezembro 25
Economia

Bebiana Rocha

EURATEX publica Relatório Bianual de Outono 2025

A EURATEX divulgou ontem o seu Relatório Bianual de Outono 2025, trazendo uma análise detalhada da indústria têxtil e vestuário na Europa e antecipando tendências para o futuro próximo. Os números do primeiro semestre de 2025 refletem um período difícil para o sector: a produção de têxteis caiu 1,9% e a de vestuário 5%, enquanto o volume de negócios registou quedas de 2,3% e 2,9%, respetivamente.

Os valores do comércio internacional também falam por si: os têxteis e vestuário importados cresceram 7,7% e 12,3%, respetivamente, enquanto as exportações continuaram a descer, com perdas de 4,3% no têxtil e 2,9% no vestuário, em valor.

Entre os fatores que pressionam o setor estão a procura insuficiente, os custos elevados de energia e mão de obra e a concorrência de produtos de baixo custo.

Apesar do cenário, a EURATEX aponta para uma recuperação cautelosa para 2026. A expectativa é que o crescimento do PIB, aliado a salários acima da inflação e à diminuição da inflação na Zona Euro, fortaleça o poder de compra.

As oportunidades deverão surgir nos segmentos de alto valor, como defesa e saúde, e para empresas que apostem na inovação e na sustentabilidade.

O relatório completo inclui dados detalhados de faturação, produção, preços, comércio europeu e internacional, bem como um anexo específico sobre o desempenho de Portugal. Além disso, aborda fatores como emprego, custos, preços ao consumidor, compras online, emissões e intensidade digital do setor. Associados da ATP podem solicitar o documento através do contacto lucia.babo@atp.pt.

Partilhar