21 janeiro 26
Economia

Bebiana Rocha

EURATEX propõe criação de uma “Critical Textile Alliance”

A EURATEX participou, na passada sexta-feira, no evento “Shaping the Future of a Competitive Textiles Ecosystem”, organizado pela Comissão Europeia. O presidente da Confederação, Mário Jorge Machado, abriu o encontro com um discurso centrado na necessidade de restaurar a competitividade da indústria e de garantir que a sustentabilidade seja um motor dessa competitividade. Reforçou também a importância de assegurar uma concorrência global justa e de garantir transparência para o consumidor.

O evento permitiu refletir sobre como moldar o futuro do ecossistema têxtil europeu e contou com a presença de responsáveis da Comissão Europeia, representantes de Estados-Membros, marcas de moda, ONGs e outras personalidades.

A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, representada pela diretora-geral Ana Dinis, também marcou presença, destacando que competitividade, sustentabilidade e fiscalização devem avançar de forma integrada, e não isolada.

“A indústria têxtil e do vestuário europeia está preparada para liderar a transição, desde que a ambição seja acompanhada de regras justas, uma vigilância de mercado eficaz e um enquadramento industrial que mantenha a produção e a criação de valor na Europa”, sublinhou Mário Jorge Machado.

A mensagem foi complementada pelo diretor-geral da EURATEX, Dirk Vantyghem, que propôs a criação de uma Critical Textile Alliance, inspirada na aliança anteriormente formada pela indústria química, e apelou a uma maior união de todo o ecossistema.

Partilhar