15 setembro 25
Feiras

Bebiana Rocha

EURATEX participa em debate sobre a moda europeia na PV Paris

A Confederação Europeia da Indústria do Vestuário e Têxtil, vai estar amanhã na Première Vision Paris a participar numa conferência sobre a ultra fast Fashion. A sessão será encabeçada por Mário Jorge Machado, presidente da organização, e conta também com a participação de Pierre-François Le Louët, Co-Presidente da Union Française des Industries Mode-Habillement (UFIMH), e Olivier Ducatillion, Presidente da Union des Industries Textile (UIT).

A sessão tem início às 16h00, terá a duração de 30 minutos e pretende mostrar as soluções apresentadas pela França nesta área, servindo de exemplo para os outros Estados-Membros.

Num texto de preview, a feira contextualiza que “à medida que a França adotou uma série de medidas rigorosas para contrariar a ofensiva da ultra-fast Fashion no seu mercado e proteger a sua indústria têxtil, os atores da indústria têxtil europeia estão a aproveitar o exemplo da mobilização do sector têxtil francês para considerar uma resposta a nível continental”.

Recorde-se que em julho foi aprovada pelo Senado francês uma nova legislação para regular a promoção de marcas de ultra fast Fashion por influenciadores digitais e outros meios de comunicação. Para além de restrições publicitárias, introduziu também de forma faseada uma eco-taxa por peça de roupa vendida: 5 euros em 2025, com um aumento progressivo até 10€ por artigo em 2030.

A legislação obriga também à divulgação por parte das marcas de indicadores ambientais como emissões de carbono, consumo de recursos e capacidade de reciclagem dos produtos. Este ponto serve para estabelecer uma forma de o consumidor poder comparar de forma clara com outras peças e conseguir fazer escolhas mais conscientes.

Lembrar ainda que na área de conferências da Première Vision estarão ao longo dos três dias outros nomes portugueses: Elsa Parente participa numa talk sobre Materiais Sustentáveis e Inovadores e Desafios de Cor para o outono-inverno 26.27; Olga Soares, Business Developer da Circlo fará um pitch sobre como o desperdício têxtil se pode tornar lucro e como é que a empresa está a liderar a nova era da circularidade, e Pedro Martins, diretor comercial da Inovafil falará sobre como redefinir a inovação na área dos fios. Por último, a Positive Materials apresenta-se à audiência, explicando a sua missão e dando provas da sua expertise em acelerar materiais da próxima geração.

Partilhar