12 novembro 25
Economia

Bebiana Rocha

EURATEX e IndustriALL Europe apelam a ação imediata da Europa

A EURATEX e a IndustriALL Europe assinaram, em outubro, uma declaração conjunta que lança um apelo urgente à ação da União Europeia. “Sem uma resposta rápida por parte da União Europeia, corremos o risco de perder conhecimento industrial, empregos e competitividade global”, alerta o documento, já partilhado nas redes da organização.

As duas entidades exigem condições de concorrência justa a nível global e o fim da fast fashion, defendendo simultaneamente apoio aos têxteis sustentáveis produzidos na União Europeia, energia acessível e segura para as PME, quadros regulatórios transparentes para o Ecodesign e o Passaporte Digital de Produto, bem como investimento em competências e o reforço de um diálogo social sólido.

“A política industrial tem de estar à altura dos desafios e permitir que o setor se transforme sem impactos negativos”, sublinham. No documento, EURATEX e IndustriALL Europe detalham a sua visão ponto por ponto. Entre as propostas, destaca-se a adoção de medidas para estimular a procura de têxteis e vestuário sustentáveis e produzidos de forma justa, através de “campanhas de sensibilização, incentivos a produtos fabricados na UE e da introdução de critérios sociais e ambientais obrigatórios nos diferentes instrumentos de financiamento público”.

Outro eixo fundamental passa por um investimento significativo na atração, formação e requalificação dos trabalhadores do setor têxtil e do vestuário. As organizações defendem que os esforços conjuntos devem concentrar-se na integração da sustentabilidade e da digitalização nos currículos, bem como na expansão dos estágios e da aprendizagem em contexto de trabalho.

A declaração termina com o compromisso de ambas as entidades em continuar a promover um diálogo social de qualidade, essencial para assegurar o futuro competitivo e sustentável da indústria têxtil europeia.

Partilhar