Bebiana Rocha
A EURATEX e a Fédération Tunisienne du Textile et de l’Habillement assinaram, na passada semana, um Memorando de Entendimento em Monastir, iniciando assim um novo capítulo de colaboração euro-mediterrânica.
O objetivo deste acordo é reforçar o compromisso de cooperação industrial, focado sobretudo na sustentabilidade, bem como reforçar o investimento e a integração comercial entre as partes.
“A Europa e a Tunísia partilham uma parceria de longa data. Embora os sistemas possam diferir, os setores são profundamente complementares”, disse Mário Jorge Machado, Presidente da EURATEX.
“Num momento de transformação regulatória e crescente ambição ambiental, trabalharmos em conjunto é essencial”, acrescentou o representante, sublinhando que este memorando de entendimento “oferece uma estrutura prática para melhorar a competitividade, impulsionar a inovação e reforçar a resiliência do nosso ecossistema têxtil”.
A dupla vê este encontro como um passo significativo para o estabelecimento de um diálogo estruturado e de uma cooperação prática, no contexto das mudanças nas cadeias de fornecimento.
Enquadre-se que o fomento das soluções de nearshoring é cada vez mais importante para a construção de uma ITV europeia mais sustentável e resiliente. Este memorando personifica exatamente essa ambição de promover um modelo mediterrânico de cooperação baseado na proximidade. Recorde-se que, em 2024, a Tunísia exportou 2,5 mil milhões de euros em têxteis e vestuário para a União Europeia.