Bebiana Rocha
Um sistema de depósito e devolução de têxteis usados vai ser testado em Espanha e na Finlândia no âmbito do projeto TexMat. O piloto, com um investimento de cerca de 6 milhões de euros financiado pelo Horizon Europe, prevê a instalação de contentores automatizados e inteligentes na via pública, capazes de pré-selecionar as peças depositadas, avaliar a sua qualidade e gerar automaticamente o reembolso ao consumidor. Estes contentores também poderão notificar os produtores quando os têxteis descartados exigirem uma gestão dos resíduos.
Em Espanha, este desenvolvimento está a cargo da Universidade da Corunha, da Humana Fundación Pueblo para Pueblo, da Iris Technology Solutions e da Rovimatica. O objetivo é avaliar o potencial de implementação do sistema em escala europeia, para responder ao desafio da responsabilidade alargada do produtor.
Os contentores deverão conseguir triar os artigos com base na avaliação da sua qualidade e recolher informações sobre os materiais diretamente do passaporte digital do produto, o que representa um avanço em relação aos atuais sistemas de depósito. Mais sobre o projeto.