Bebiana Rocha
A designer portuguesa Marita Setas Ferro, criadora da marca Marita Moreno, vai participar na XV Bienal de Florença, uma das mais prestigiadas exposições internacionais de arte contemporânea, que decorre de 18 a 26 de outubro, em Fortezza da Basso, Itália.
A artista apresentará três esculturas têxteis — White Anemones, Yellow Reef e Blue Anemones —, todas criadas manualmente a partir de fios de lã, acrílico, poliéster e poliamida, e com uma forte expressão orgânica.
O convite para integrar o evento representa, nas palavras de Marita Setas Ferro, “um importante reconhecimento internacional”, tanto da sua carreira como da originalidade da sua abordagem à escultura têxtil contemporânea.
Sob o tema “The Sublime Essence of Light and Darkness – Concepts of Dualism and Unity in Contemporary Art and Design”, a Bienal propõe uma reflexão sobre a relação entre opostos — luz e escuridão, unidade e fragmento, material e imaterial. É neste contexto que a artista portuguesa convida o público a descobrir a expressividade têxtil como forma escultórica.
“As minhas esculturas em crochet, inspiradas em corais e anémonas, exploram a relação entre opostos como ‘luz e escuridão, unidade e fragmento, material e imaterial. As formas orgânicas que emergem do entrelaçar dos fios evocam paisagens marinhas que oscilam entre o delicado e o monumental, revelando uma tensão poética entre fragilidade e força. O uso de materiais têxteis em composições tridimensionais confere uma dimensão sensorial singular, onde a suavidade do fio se confronta com a intensidade da cor e da forma, expressando o equilíbrio dinâmico entre contraste e harmonia”, explica ao T Jornal.