Bebiana Rocha
O projeto Texp@ct realiza a sua reunião anual no Auditório do CITEVE, no dia 6 de novembro, sob o mote “Entre Linhas e Dados – O setor têxtil e do vestuário em transição digital”. O encontro tem como objetivo apresentar as soluções desenvolvidas no âmbito do projeto e explorar os principais temas que estão a impulsionar a transformação do setor, nomeadamente: robótica e automação no STV, dados como ativo estratégico, têxteis inteligentes e criação digital de produto.
O programa decorrerá durante todo o dia, entre as 9h30 e as 16h30, e inclui vários painéis com a participação de empresas como Impetus, Riopele, JF Almeida, Pafil Clothing e Tintex Textiles. A sessão de abertura contará com António Braz Costa e João Nuno Oliveira (CITEVE), acompanhados por Tércio Pinto (Impetus).
Às 10h30, Nelson Rodrigues (CITEVE) fará a primeira apresentação sobre robótica e automação no STV. Segue-se uma conversa sobre o potencial da fábrica automatizada, com Marcelo Alves (INFOS) e Lara Silva (ESI), e uma intervenção de Ivan Gomes (CITEVE) sobre como os dados podem ser um ativo estratégico.
Antes do almoço, será debatido o tema de como os dados podem levar a melhores decisões, com a participação de Bruno Mota (Inforcávado), Nuno Dinis (Riopele) e Marco Barros (JF Almeida). Após o almoço, Ana Barros (CITEVE) abordará os têxteis inteligentes.
Às 14h15, o painel “Do Protótipo ao Mercado” contará com João Rui (Pafil), Jorge Sousa (Viatel) e William Xavier (Wiseware). A criação digital de produto será apresentada por Maria João Neves (CITEVE), seguida por uma análise do impacto do produto digital com Nuno Sousa (Impetus) e Pedro Silva (Tintex).
O dia termina às 16h00 com uma reflexão sobre o futuro do Texp@ct, conduzida por Pedro Machado e João Nuno Oliveira (CITEVE). Segundo o CITEVE, trata-se de “um programa marcado pela inovação, tecnologia e visão de futuro, que reúne especialistas de diversas áreas da transição digital e empresas líderes do setor, num ambiente de partilha e progresso”.