Bebiana Rocha
A Endutex – Tinturaria e Acabamento de Malhas está a consolidar o seu compromisso com a sustentabilidade a longo prazo. Ontem, no webinar ‘A Economia Circular na Indústria Têxtil e Vestuário’, dinamizado no âmbito do projeto RESOTEX, Sandrina Pinto, diretora de Qualidade e Sustentabilidade, apresentou os quatro pilares que sustentam a economia circular da empresa: 1. Cadeia de abastecimento responsável; 2. Eficiência dos processos e controlo dos recursos; 3. Redução, reutilização e valorização de resíduos; 4. Energia renovável e descarbonização.
Sandrina Pinto integrou o painel “Da fiação à confeção: boas práticas circulares”, onde explicou detalhadamente cada um destes pontos.
O primeiro pilar baseia-se na seleção de fornecedores certificados e de proximidade, aliada a uma gestão inteligente de stocks, privilegiando quantidades mínimas e um armazenamento responsável.
O segundo pilar, centrado na eficiência dos processos, divide-se em três áreas: energia, água e emissões. “A Endutex – Tinturaria e Acabamentos realiza uma monitorização contínua de todas as atividades com impacto ambiental, garantindo um controlo rigoroso de cada recurso”, afirmou Sandrina Pinto.
No caso da água, isso traduz-se na utilização de um sistema industrial de arrefecimento em circuito fechado para minimizar consumos, na separação e tratamento das águas residuais e na reutilização das águas industriais. Quanto às emissões, a empresa recorre a sistemas de filtração e monitorização regular dos efluentes gasosos.
O terceiro pilar reflete o compromisso da Endutex na minimização de resíduos. Sempre que possível, “há uma reutilização interna dos desperdícios; quando isso não é viável, os resíduos são reciclados por empresas especializadas e apenas em último recurso encaminhados para aterro. “Com estas transformações, a Endutex permite aos seus clientes atingir as suas metas de sustentabilidade e cumprir as exigências regulamentares”, acrescentou a responsável.
Os resultados de 2024 já refletem este esforço: redução de 30% no consumo de água nas instalações; produção anual de 506 MWh de energia limpa a partir de energia solar; desvio de 20 toneladas de resíduos de aterros através da reciclagem e reutilização; redução de 10% nas emissões de carbono.