14 setembro 22
Feiras

Bebiana Rocha

Empresas ‘From Portugal’ em força na Momad de Madrid

Uma extensa comitiva ‘From Portugal’ está preparada para participar na feira madrilena Momad. Christina Félix, Cristina Barros, Guimanos, Kalisson/Bagoraz/Get in Vibe, Lion of Porches, Maloka/Paul Brial/Gozé, Milagrus, M.Rolo, SMF e Scusi são as empresas presentes no certame, que decorre dias 16 a 18 de setembro, e ao qual se junta o showcase de moda sustentável iTechStyle Green Circle, organizado pelo CITEVE em conjunto com a Selectiva Moda.

A Guimanos levará à Momad a sua coleção SS23, composta por uma ampla variedade de peças com padrões fortes, sobretudo geométricos e florais, e padrões mais clean com cores neutras. Uma aposta que Alexandra Vidigal, do departamento comercial da empresa, espera servir para “consolidar a presença no mercado espanhol e abrir portas para clientes de outros mercados que nos possam visitar”.

Também a Lion of Porches conta na Momad angariar novos compradores: “Contamos que a afluência de visitantes seja superior ao anterior evento, apesar de hoje as feiras do sector de maior dimensão estarem já a 90% de funcionamento, o que gera alguma concorrência devido à sua apresentação ser mais cedo”, diz Nuno Azevedo, international markets director.

Depois de dois anos de ausência, também o grupo Faroma com as suas marcas Maloka, Paul Brian e Gozé volta a participar na feira espanhola com expectativas de uma boa afluência para dar a conhecer a sua coleção Primavera-Verão 2023.

“Já acabaram os confinamentos, esperamos muito mais afluência de visitantes, mas mais reticentes devido ao atual contexto de guerra e inflação”, avança João Ramos, director comercial da SMF, acrescentando que as novidades que vão levar prendem-se sobretudo com padrões “com detalhes minerais e com a essência da efervescência dos anos 20”.

A marca Christina Félix, que tem nos compradores espanhóis o seu principal mercado, espera que a retoma pós pandemia continue, “especialmente no sector de vestuário mais formais e de eventos”, uma vez que a sua coleção SS23 é dirigida para esse segmentos.

A participação das empresas portuguesas PME na Momad é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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