30 outubro 24
Luxo

Bebiana Rocha

Elói Gonçalves Pardal: “Estamos em contraciclo”

Nas Tajiservi Talks de sexta-feira (25), que decorreram no polo da empresa em Vila das Aves, falou-se de luxo com Elói Gonçalves Pardal, que disse: “o luxo não está nem com uma ligeira constipação. Estamos em contraciclo, a experienciar uma mudança pós-covid, onde as pessoas gastaram mais do que podiam”.

O luxury advisor foi convidado a dissertar sobre o que torna um produto premium e deixou claro que não é o preço. “As marcas têm vindo a aumentar os seus preços sem um retorno do ponto de vista da qualidade, isso não é luxo. O luxo é um mercado de paradoxos, é ninguém precisar de um determinado artigo, mas estar disposto a pagar” introduziu, apontando a curadoria como um aspeto cada vez mais importante.

O business model de saldos também não é comportamento de luxo e deve ser descontinuado, disse, apontando alternativamente a personalização e artesanalidade, a exploração da multiculturalidade, a raridade das matérias-primas escolhidas e o storytelling como essenciais para o sucesso das maisons.

Durante a sua apresentação lançou outros insights importantes para os presentes: “é importante pensarmos na criação de marcas próprias em Portugal. Não é a nossa dimensão que nos impede de ter marcas de luxo”. Disse ainda que “Portugal se quer ser fornecedor de marcas de luxo deve manter-se afastado da contrafação, continuar a ser íntegro”.

Por fim, e para enquadrar a sua afirmação inicial, Elói referiu que a sustentabilidade tem ocupado muito as equipas das grandes marcas, esta dispersão de foco das vendas para estes novos temas pode estar a impactar os resultados, assim como o facto dos criadores de moda terem perdido liberdade criativa com os estudos de moda encomendados.

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