16 janeiro 25
Empresas

Bebiana Rocha

Elastron Group apresenta Design, Inovação e Sustentabilidade para 2025

A Elastron participa até esta sexta-feira na Heimtextil com as suas coleções de tecidos e pele natural para estofo de design de interiores. Para além de um fluido stand modular e sustentável, destacam-se as inúmeras coleções e 30 novos produtos desenvolvidos para 2025, todos eles disponibilizados ao mercado global através de uma inovadora ferramenta de comércio online e gestão de encomendas para clientes profissionais: O Portal de Cliente.

“Este portal vai permitir de uma forma integrada que o cliente faça uma encomenda quando quiser. A automatização dos processos é importante para nós, temos trabalhado para usar cada vez mais e melhor os dados de consumo e a sua análise, estamos também a dar os primeiros passos na integração da inteligência artificial nos processos”, conta em primeira mão José Carlos Oliveira.

O CEO do grupo Elastron explica que esta loja online permite ao cliente consultar todos os produtos, respetivas fichas técnicas, faturas, saber que encomendas estão em processo e o seu estado. “Vai libertar-nos trabalho administrativo sem comprometer o cliente, uma vez que o programa faz um acompanhamento e recolha de feedback, libertando tempo para um serviço de valor acrescentado”, informa.

Este é também um passo para a Elastron poder aumentar a sua capacidade. A meta para 2025 é crescer pelo menos 15%. “A nossa empresa cresceu muito rápido, queremos consolidar neste novo ano a nossa estratégia. Como sabemos, estes últimos anos têm sido difíceis para o sector.  Nos últimos dois anos o investimento na decoração de casa passou para segundo plano, sentimos mesmo que no ano passado o mercado encolheu, principalmente na Europa”, relatou, apesar do resultado final ter sido positivo com aumento de quota de mercado.

Esse resultado positivo deve-se em muito aos produtos e serviços serem vistos com bons olhos no exterior e ao seu poder negocial. “O ser um grupo com sede em Portugal melhorou muito a reputação, há 20 anos era uma menor valia, tínhamos de ser não só melhores como mais baratos, hoje somos associados a fiabilidade e inovação, a nossa reputação subiu muito e temos poder negocial, o que nos dá um maior folego nos quatro cantos do mundo”, diz.

“Estamos a crescer muito nos países extracomunitários: Índia, Coreia do Sul, Vietname e Malásia. Os Estados Unidos são um grande mercado consumidor, mas as produções são de países asiáticos”, continua o raciocínio, terminando com a mensagem de que são o melhor parceiro para quem procura a melhor qualidade ao melhor preço. “Negociamos de uma forma global, criamos sinergias no transporte e oferecemos um serviço personalizado, a nossa escala permite-nos ter os melhores preços, stock permanente e diversidade de oferta”.

Atualmente, a Elastron conta com uma rede de mais de 10 mil clientes ativos, dispersos por mais de 80 países no mundo. Com 46 anos de atividade, o grupo continua empenhado em investir para continuar a liderar, sendo o melhor exemplo a criação da linha Advanced Fabrics, que oferece serviços especiais para a indústria contract ou a Magenta Fabrics que atua nos maiores mercados da decoração e design de interiores.

Os visitantes da Heimtextil podem ver diferentes tecidos a serem testados no stand, repelência a líquidos e a abrasão (Scratch resistance) foram dois exemplos mostrados ao T Jornal. “Podemos equipar de fio a pavio um aeroporto, um hotel, uma clínica ou até um estádio de futebol. Temos inclusive o serviço de tratamento em produção e pós-produção para tornar a generalidade da nossa gama FR (retardante de fogo, Crib5 ou M1) ou WR (repelente de líquidos) e ainda acústicos (com a incorporação de espumas especificas para o efeito)”, enumera.

Questionado sobre a grande tendência do momento, José Carlos Oliveira responde que o ‘natural look’ é o mais procurado, artigos que incorporem matérias-primas naturais são vistos como premium, sempre com elevada performance. Artigos em linho e algodão são dois exemplos de materiais que a Elastron tem em exposição e que “estão a ser um sucesso” no decorrer da feira.

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